sábado, 31 de julho de 2010

Faxina


Tem determinados períodos da vida em que uma faxina faz muito bem para a cabeça e para o coração. Fiz essa "faxina" neste mês, e tomei algumas decisões importantes que - espero! - vão fazer diferenca na minha vida. Vou comecar um curso de Auditoria, buscando estender um pouco melhor outra área da Medicina, e para ampliar um pouco mais meu campo de trabalho. E vou sair dos plantões noturnos, que já foram de extrema importância para meu aprendizado e para os meus ganhos financeiros. Mas chegou a hora de pensar mais nos meus pais - na maioria das vezes em que eles tem alguma coisa e à noite - e em mim também.

Hoje aproveitei tambem para fazer uma boa faxina no armário e no guarda-roupa, e vi que tinha muita coisa que eu não usava há muito tempo e que pode ser útil para alguem. Ajudar também e um jeito de melhorar e crescer um pouquinho mais. Estou mais leve, e mais contente.

Bom final de semana, e um beijo,
Célia

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dica de filme: Golpe de Mestre


Adoro filmes antigos, sempre que tenho oportunidade (e tempo!), assisto os que passam no TCM e no TC Cult. Neste final de semana, assisti Golpe de Mestre, com Paul Newmann (que lindo que ele era!) e Robert Redford (idem idem). A história é sobre uma dupla que resolve fazer um golpe contra um banqueiro que matou o companheiro de um deles, num outro golpe. E toda a armação e correria que eles fazem para conseguir fazer o golpe dar certo vão crescendo a cada instante. Golpe de Mestre ganhou 7 Oscar em 1974, incluindo melhor filme. E vale muito a pena ser assistido.
Boa semana para todos!
Beijo,
Célia

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pensando na vida

Hoje vi o Osmar Santos nun shopping aqui de Sampa. Foi mais uma lição de vida para mim. Sorridente, simpático, cumprimentando as pessoas, usando um carrinho elétrico para locomoção que dá uma boa independência. Sem mal humor, sem cara feia, parecia estar de bem com a vida. E passou por tanta coisa difícil e está ali.
E tem dias que eu reclamo da vida... Fiquei com vergonha de me queixar de coisas à toa. E me senti mais estimulada a seguir lutando e buscando o melhor nesse caminho que ainda temos pela frente.
Boa noite, e um beijo,
Célia

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Afobada, eu???

Na semana passada, o professor da natação disse que eu estava muito afobada, mandou parar fazer dez respirações, pensar nos movimentos e voltar a nadar, mais tranquila, para cansar menos e aproveitar mais. Pronto, uma nova luzinha acendeu. Afobada? Será que sou mesmo?

E, parando para pensar, sou sim. Quero fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas muitas vezes não consigo dar conta de tudo . Se tem algo para ser resolvido, quero resolver logo. Se alguém promete alguma coisa, quero ver o resultado da promessa logo. Se começo a ler um livro, quero ver logo o fim (na verdade, geralmente leio primeiro as últimas páginas). Começo a ler revistas sempre à partir do final. Se dependo de uma resposta para fazer alguma coisa, não sossego enquanto a resposta não vem.

Acho que a afobação também se confunde muito com ansiedade. E a luz que o professor fez acender me rendeu milhares de pensamentos. Se a aula de natação dura 45 minutos, porque vou fazer tudo rapidinho, se aqueles 45 minutos são só meus? Porque não fazer tudo um pouco mais devagar, e melhor? Porque não aproveitar mais os momentos bons? Tantos porquês, e tanta coisa para pensar e melhorar.

Boa semana,

Célia

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dica de livro: Operação Portuga


Adoro ler. E meu amigo João me emprestou "Operação Portuga - Cinco homens e um recorde a ser batido", do Sérgio Xavier Filho, que é editor da Runners. Como ele mesmo fala na orelha do livro, "este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente". Uma das histórias, do Lelo, eu já havia lido numa das edições da Runners, mas agora ela vem mais esmiuçada, trazendo um grande exemplo de superação. E as outras, que vão se entrelaçando, mostram que com coragem, fé, amizade e força de vontade conseguimos atravessar as adversidades da vida. Recomendo a leitura.
Bom final de semana!
Célia

quarta-feira, 14 de julho de 2010

"Dia de princesa"


Aproveitei um (raro) dia de folga ontem para dormir até mais tarde, ler um pouco e me cuidar (o apelidado "dia de princesa"), coisa que vinha deixando de lado. Venho mudando um pouco o jeito de pensar há algum tempo. Se cuidamos das outras pessoas com carinho e atenção, porque não estou fazendo o mesmo comigo? Estou parando de me negligenciar, e a me cuidar também.
E também criei coragem para experimentar uma massagem com pedras quentes...e adorei! Parece que equilibra um pouco o organismo, e ter um momento em que os pensamentos são outros também faz relaxar e ajuda a limpar um pouco as idéias, abrindo campo para coisas novas...
E hoje, tem natação. Nem ligo para o frio, vou fazer numa boa, porque sei que é por uma ótima causa.
Boa quarta, beijo,
Célia

domingo, 11 de julho de 2010

Luta pela vida.

Uma grande e querida amiga, batalhadora, de um coração imenso, de caráter único, está internada desde quinta numa UTI aqui em SP. De uma hora para outra, sem que ninguém esperasse. E ela esta sedada, entubada, lutando mais uma vez, mas agora, pela própria vida.
Peço a Deus que a proteja e permita com que ela possa se recuperar e voltar para casa o mais breve que foi permitido. E eu a tinha encontrado na quarta, conversamos, e estava tudo ok. Nessas horas, mais uma vez, eu me pergunto se isso não também não poderia acontecer com qualquer um de nos, e quantas vezes deixamos de fazer coisas boas, ou falar o que realmente sentimos, ou deixamos a vida passar pela gente, sem saber o que vai acontecer amanha? A vida passa tão, tão rápido, e temos que lembrar que alguns momentos muitas vezes são unicos, e temos que aproveitar as oportunidades que nos são dadas sempre para que possamos fazer o melhor, e para que também possamos ser alguém melhor.
Beijo,
Célia

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Se pudéssemos voltar ao começo ...Coldplay - The Scientist

Esse é eu dos videoclipes mais bonitos que já vi. Mas mais do que belas imagens e de uma linda musica, ele me faz pensar em milhares de coisas. Ali, ele volta para tentar reverter um momento que foi crucial para seu destino. E nós, temos a mesma chance? Ou precisamos cuidar do que falamos e do que fazemos para que o que vai acontecer ali na frente não prejudique a quem nos quer bem? Às vezes, temos atitudes impensadas, desferimos palavras duras, tomamos decisões sem medir consequências. E a vida vai seguindo, e só vamos perceber o que houve bem lá na frente... e teremos a chance de voltar ao começo?
Boa noite, bons sonhos.
Célia

2 anos de Sabará


Hoje faz 2 anos que comecei a trabalhar no PSIS. E lá reencontrei amigos, com quem fortaleci ainda mais os laços de amizade. Conheci pessoas especiais, que se tornaram grandes amigos. E todos são companheiros de horas boas e de horas ruins, sempre com uma palavra de carinho, de consolo, de força, de estímulo. Estamos agora passando por mais uma "nova" fase, que vai terminar (ou começar?) com a mudança para o novo prédio, e continuamos caminhando juntos. Quero que todos vocês saibam o quanto gosto de vocês, e o quanto me sinto feliz e honrada por fazer parte desse grupo que é tão especial para mim. Um beijo imenso para todos.

Célia

P.S. Amigos do HPEV e do HSC, pessoas super especiais que são companheiros de sempre, nos aniversários de trabalho também colocarei posts especiais!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Discutindo a relação


Acho que todo mundo já deve ter passado por essa situação, mas hoje aconteceu de novo e eu, mais uma vez, fiquei sem saber o que fazer. Meus pais estão com 72 anos, e hoje estavam discutindo a relação. Cheguei por lá e primeiro ela veio falar, e depois foi ele. O pior é que cada um tem, a seu modo, razão. Mas ela quer que eu fale que ela tem razão, e ele também. E, enquanto eu tentava apaziguar um pouco as coisas, fazendo com que cada um visse o lado do outro, deixei de me sentir filha, e parecia mãe de duas crianças brigando. E por mais que conversasse, naquela hora, nada iria adiantar.
Tem coisas que a gente não aprende na escola, nem durante a vida. Só passando por isso para tentar entender e viver o outro lado. Já tinham me falado que essa inversão de papéis iria acontecer, mas eu vi que ainda não estava preparada. Preciso entendê-los melhor. Não posso tomar partido, para não chatear nenhum dos lados. E tenho que estar pronta para as próximas.
Beijo,
Célia

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festa "julina"

Fomos ontem na Quermesse da Igreja do Calvário na Cardeal ArcoVerde, em Sampa. Quermesse tem um sabor danado de infância; lembro muito de quando a família toda ia para a Quermesse de Santo Antônio (padroeiro da cidade onde moro, Osasco, que mantém a tradição de ser feriado no dia 13 de junho, com procissão e tudo o mais), brincar nas barraquinhas e saborear as comidas típicas dessa época.
Foi a primeira vez que fui na quermesse do Calvário, que é muito bacana. Várias barraquinhas de comidas típicas de Portugal, Itália, Japão; barraquinhas de doces, de pescaria, bingo... Um ambiente muito agradável, pessoal simpático e dedicado. E estava tudo muito bem organizado. E as comidinhas, óoootimas! Pena que era o último dia. Vou me programar para ir mais cedo no próximo ano...

Boa segunda!

Célia

sábado, 3 de julho de 2010

Coisas que deixamos pelo caminho

O tempo foi passando, e fui deixando algumas coisas de lado. E me arrependo bastante disso. Negligenciei minha saúde, meu sono, minha alimentação e minha qualidade de vida, e estou correndo agora (espero que não seja tarde!) atrás do prejuízo.


Já comecei e parei de fazer academia umas quatro vezes. Sempre prometi a mim mesma que ia "pegar firme" e isso não durava mais que dois ou três meses. A justificativa da falta de tempo e do excesso de plantões caía como uma luva. Mas o nosso organismo não tolera as desculpas, e muitas vezes resolve cobrar com juros e correção todo o tormento que o fizemos passar. Ganhei bastante peso, as horas de sono diminuíram muito em qualidade, fico cansada com mais facilidade, entre outras coisas.


Chegada a hora do acerto de contas, resolvi entar em acordo com o corpo, e me matriculei na natação, que de todos os esportes é o que me deixa mais feliz. Fui fazer a avaliação física, e ... notei mais coisas que acabei deixando pelo caminho, e o corpo mais uma vez mostrou que se eu não me cuidar agora, ele vai cobrar ainda mais caro em pouco tempo. Estou totalmente fora de forma, sem condicionamento físico nenhum. A professora disse que em dois meses, praticando 2 vezes por semana, estarei no condicionamento antigo, e o fisiologista ressaltou ainda a importância da regularidade e de não abandonar os exercícios. Chegarei lá...

Bom sábado, beijo,

Célia

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Chateações futebolísticas


Gosto muito de Futebol. Vou no estádio, acompanho campeonatos, sei escalação do meu time e tudo o mais.
Quando o Dunga começou a ser tecnico da seleção, tambem torci o nariz. Nao gosto do estilo dele, mas se ele comandava a nossa seleção, vamos lá. E quando saiu a escalacao para a Copa também critiquei, mas continuei torcendo para o Brasil. E passei a admirar alguns jogadores para quem eu nem dava muito valor, como o Juan, o Ramires, o Lucio, o Elano e o Maicon.

E fiquei, fiquei mesmo bem chateada com a derrota de hoje. Sei que é apenas um jogo, que a vida continua, que daqui a 4 anos tem mais, etc etc etc. Mas ainda estou chateada do mesmo jeito. E também torci para Gana, assisti o jogo (que foi um jogão), e como disse o Milton Leite, na ESPN, era um jogo em que só deveria haver vencedores, as duas seleções mereciam seguir em frente, mas...

A vida segue, vou continuar torcendo para a nossa seleção e para todos que levam o Brasil no peito. E vou me preparar para quem sabe ir na final da Libertadores ver meu SPFC ser campeão...

E incluí na lista de sonhos possíveis assistir a abertura da Copa em 2014...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Money


Levante a mão quem nunca estourou o cartão de crédito, nunca entrou no cheque especial, pediu um empréstimo ou pegou plantões a mais para pagar as contas. Eu já fiz tudo isso. No aspecto da educação financeira já tirei muita nota zero. Minha família passou por muitas dificuldades financeiras, o que incluiu dois despejos (de casa e do salão que alugávamos para a gráfica) em menos de 20 dias. Ficamos um ano dependendo da ajuda de amigos sensacionais (mais anjos, como citei num dos posts anteriores). E quando me formei, e passei a ter um salário de verdade, achei que a conta bancária e os seus limites seriam uma nova fonte de renda, sem me lembrar o quanto os juros comeriam meus ganhos reais e aumentariam minhas dívidas.

E quando me dei conta, a bola de neve tinha ficado imensa e estava rolando: cheque especial usado até o limite, entrando no rotativo do cartão de crédito todo o mês, etc. E não me dava conta que o din-din suado estava sendo totalmente destinado apenas às dívidas. Eu não tinha nenhuma reserva, e se algo acontecesse, não teria para onde correr.

Nessa fase, meu sócio-amigo-dupla-de-plantão Maurício começou a me abrir os olhos: trazia revistas, indicou livros, discutia o assunto e me tirava as dúvidas. Isso começou a fazer com que eu entendesse melhor um pouco as coisas, e mudasse um pouco o rumo dessa história.
Veio também o companheiro de jornada, um poupador nato, que me ensinou a guardar todo mês, e com quem venho aprendendo muito em termos de educação financeira. Ele gosta bastante de ler, se atualiza, e "poda" um pouco os meus anseios consumistas.

E quem me ajudou muito também foram as "Meninas Iradas". Conheci o livro Meninas normais vão ao Shopping, Meninas iradas vão a bolsa, e adorei. Logo depois veio o "Aposentada ficava a sua avó", e a revista e o programa Elas e Lucros, pioneiros na educação financeira para mulheres.

Fui aprendendo mais e mais. Conheci a Andrea numa situação completamente inusitada: uma consulta de urgência da filha caçula dela no PS em que eu estava de plantão numa noite de terça.E depois conheci a Rosângela nos programas ao vivo, que são ótimos.

Devo muito tudo o que conquistei a eles, e claro, aos meus pais, que de uma forma ou de outra sempre me deram o estímulo para não desistir nunca dos meus objetivos. Hoje em dia sou mais controlada, tenho uma reserva legal, me programo para comprar o que preciso, e tenho objetivos maiores ainda. E graças ao Papai do Céu, tudo está indo melhor.

Espero que essa oportunidade de melhorar surja para todos!

Beijo,

Célia

Ah! O programa Elas e Lucros vai ao ar todos os dias na Rádio Brasil 2000 fm (107,3), das 08 às 09 da manhã. Elas tem o site: elaselucros.blog.uol.com.br, a Andrea tem o blog familiamosaico.zip.net , e a Revista é mensal, e tem nas melhores bancas e livrarias de Sampa.

Uma Declaração Universal de Direitos do Prematuro: O Convite.

O André é um pediatra bastante engajado nos aspectos sociais, e tem um blog (pediatraemcasa.com), e está com este novo projeto. Posto aqui o convite que ele fez.

Uma Declaração Universal de Direitos do Prematuro: O Convite.: "Como dito no Blog do Pediatra em Casa, quero convocar todos vocês para que participipem deste novo exercício. Este artigo admite comentários..."