terça-feira, 19 de julho de 2011

Umas com tanto, outras com nada











Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia(link abaixo), Natalie(link abaixo), Carina(link abaixo), Patricia(link abaixo), Carmem(link abaixo) e Marcie(link abaixo), surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava "viu-tá-visto". Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista - com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.

Viajar é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida. Abre caminhos, pensamentos, idéias, nos faz conhecer gente nova, lugares especiais, enfim, nos faz crescer. E conhecer um lugar novo, seja aqui no Brasil, seja em qualquer outro lugar do mundo, sempre me trouxe uma grande sensação de alegria, tanto pela oportunidade de estar ali quanto por tudo o que poderia conhecer.

Algumas cidades sao mais do que especiais. São aquelas pelas quais nos apaixonamos irremediavelmente e sem explicação. Cidade nas quais voltaríamos sem pensar duas vezes, que nos marcam por diversos motivos. Tenho, nessa categoria, três grandes paixões:

Paris, França

Sempre sonhei em conhecer Paris. Morria de medo de ir e desse encantamento inexplicável desaparecer. Que nada! Só aumentou desde o momento em que, já do avião, avistei a Torre Eiffel. Passei momentos magníficos e emocionantes lá. A cidade acolheu e e acalentou meu sonho de uma forma inesquecível. Não queria voltar para casa. Moraria ali, se pudesse.

São Sebastião, São Paulo

Foi por indicação de uma grande amiga que fui pra São Sebastião pela primeira vez. De lá pra cá, perdi a conta de quantas vezes já fui. É meu refúgio, lugar para recarregar energias e descansar a cabeça. Juquehy é a "minha" praia. Adoro ficar por ali horas e horas a fio, lendo, ouvindo o mar, vendo aquele céu azul que parece que vai durar para sempre.

Buenos Aires, Argentina

Paixão à primeira vista. Buenos Aires foi a primeira cidade fora do Brasil que conheci. Gosto de andar pelas suas ruas, de desvendar os cantinhos mais afastados, de curtir o clima portenho. Voltaria para lá num piscar de olhos.


Da mesma forma que nos apaixonamos por alguns lugares, outros parecem que não nos cativam. Você vai, vê, mas fica sem vontade de voltar. Fico muitas vezes me perguntando se uma segunda chance, em melhor companhia e em melhor situação não seria uma possibilidade. Mas fico lembrando dos outros lugares que quero conhecer, e mudo de ideia. Nesta situação, ficaram duas cidades:

Brasília, Distrito Federal

Fui, vi, não posso de forma alguma dizer que não gostei. Mas acho que uma vez foi o suficiente. Visitei os principais pontos da cidade, mas faltou um quê ali.

Viña Del Mar, Chile

Aqui, acredito que foi o excesso de expectativa que atrapalhou. Tinha recebido uma propaganda maravilhosa sobre a cidade, mas confesso que não senti esse "plus" a mais que tanta gente tinha me falado. Também não posso dizer que não gostei. Mas ver uma vez foi o suficiente.


A exceção

Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Amanheceu um dia lindo de céu azul, e seguimos em direção a Praia de Pipa, em Tibau do Sul. Durante o caminho, o tempo fechou, e a chuva chegou para ficar. Não tirei uma foto, não vi a cara da praia, nada, nada mesmo. Quero voltar e ver, se num dia "normal", consigo tirar a má impressão.

E você? Para onde quer sempre voltar? E para onde não quer voltar? O pessoal destes blogs também respondeu

http://www.abrindoobico.com (Marcie)
http://www.aprendizdeviajante.com ( Claudia)
http://www.big-trip.net
http://www.cadernotiahelo.blogspot.com
http://www.deunstempospraca.blogspot.com (Carmem)
http://www.dicasroteirosviagens.com
http://www.dondeandoporai.com.br
http://www.drieverywhere.net
http://www.guardandomem.blogspot.com
http://www.inquietosblog.com.br
http://www.jrviajando.com
http://www.ladyrasta.com.br
http://www.luciamalla.com
http://www.majots.wordpress.com
http://www.miblogito.blogspot.com/
http://www.mauoscar.com
http://www.mikix.com
http://www.olhandomundo.wordpress.com
http://www.oqueeufiznasferias.com.br/blog
http://www.pelo-mundo.com
http://www.psiulandia.blogspot.com
http:///www.rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com
http://www.sambalele.everyblue.com
http://www.senzatia.com (Carina)
http://www.sundaycooks.com (Natalie)
http://www.turomaquia.com (Patricia)
http://www.viagempelomundo.com
http://www.viaggiando.com.br
http://www.viajarepensar.blogspot.com

Beijo, boa semana,

Celinha

21 comentários:

  1. Muito boa essa blogagem coletiva, pois nos permite conhecer um pouco mais os gostos das pessoas.
    Nao conheco Sao Sebastiao, mas ja ouvir falar, agora voce dizendo que gosta, e' mais um motivo para querer ir.
    Sabe que tenho vontade de voltar em Brasilia, passei 2 dias e acho que nao foi suficiente.
    Boa semna para voce.
    Abracos
    Graziela

    ResponderExcluir
  2. Claro que eu concordo com as cidades às quais você gostaria de voltar. Mas discordo com a sua opinião a respeito de Brasília. Talvez um dia você consiga dar mais uma chance a ela.

    ResponderExcluir
  3. Paris estava sendo unanimidade, mas agora sabe que comentaram no meu blog que não gostaram? =) Tem gosto pra tudo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Vina del Mar e Valparaiso... eu quase coloquei esta 2 na minha lista de never more, mas como fui num dia tenebroso, resolvi ser benevolente com elas e deixei de fora, pra nao passar por malvada! hahah Mas Valparaiso deveria trocar de nome, ah deveria... heheh Beijos!!
    Carina/Senzatia

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Marcie e eu somos umas das poucas que gostaram de Brasília. Fui apenas uma vez, mas saí de lá sentindo que faltou tanta coisa! A verdade é que gostei da cidade! :)

    ResponderExcluir
  6. Taí, Viña del Mar. Fui duas vezes. A primeira me deixou uma impressão boa. A segunda, me mostrou uma cidade sem graça. Mas ficar no Hotel del Mar, com todas as suas mordomias e perder uma graninha no Cassino... eu repetiria!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, chegar no rio grande do norte e ter chuva é um super azar!
    Juquehy é uma delicia msm, tem uma mar super tranquilo e vc consegue passar o dia td ali, super tranquilinho!
    Tenho tanta vontade de conhecer a argentina, é tao pertinho, é tao barato e eu nunca fui...que mundo! hehe!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! Viña del Mar!! Tinha até esquecido dela! :shock: Tá certo que só dei uma passada, pois fiz uma visita a trabalho a Valparaiso, mas não gostei de nenhuma das duas! Só voltaria se namorasse um chileno que me convencesse que passar férias lá é bom! :-)

    Juqueí e tantas outras praias daquele trecho são o paraíso na Terra, mesmo com todo o afluxo de turistas pós abertura da Rio-Santos. Amo, amo, amo!

    ResponderExcluir
  9. Já ia esquecendo: volte pra Pipa e Tibau! Você vai amar! ;-)

    ResponderExcluir
  10. Eu particularmente voltaria a quase todos os lugares que conheci, mas é logico que a gente quer é conhecer novos cantos desse mundo! Mas não tem jeito, sempre que cruzo o Atlântico, volto a Paris. Unanimidade, né?
    www.maladerodinhaenecessaire.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Diferente, mas legal!!!
    Minha contra indicação de Brasília é grande, não chega a ser never more, mas não curti!
    São Sebastião é bem legal!!
    Já Paris, fui com grande expectativa, mas fiquei em dúvida se gostei ou não, por isso necessito dar uma segunda chance para se apaixonar por ela.

    Sucesso e muitas viagens para nós!!!

    ResponderExcluir
  12. Celinha

    Tocamos num ponto em comum.. "Nossa Praia".. Eu tenho a praia que passei muitos verões da minha infância e adolescência num lugar reservado no meu coração.. Eu fui à Paris 2x se fosse para voltar sozinho acho que não voltaria não... A não ser que surgisse uma mega oportunidade.. Mas como dizem que Paris é uma das cidades mais românticas do mundo... Tenho que voltar lá acompanhado do Mau.. Ele foi 1x e odiou.. Mas quem sabe juntos não mudamos de idéia..
    Eu estive em Brasilia uma vez, no campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil de Volei por Santa Catarina, adorei a cidade, digo conhecer a capital do país.. Infelizmente não tive tempo de conhecer tudo, mas certamente voltaria lá mais 1 ou 2 vezes..

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Vina del Mar... Totalmente concordo... Bonitinha, simpática, mas só... Bom te ver e tchau... A vizinha Valparaíso também...

    Já Brasília, nunca fui, mas tenho a mesma sensação!!!

    Isso porque é o que a gente lembra, né?? Se parar para pensar, e de tanto ver as postagens dos outros, a gente percebe que tanto uma listinha quando outra não páram de crescer!

    ResponderExcluir
  14. Preciso voltar a Buenos Aires para tirar uma cisma :-)Ainda não me conquistou! Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheço Paris e realmente me questiono se o encanto acabará ou não, mas super topo conhecê-la para saber! =)
    Estive duas vezes em Brasília, e acho que só retornaria para encontrar alguns amigos.
    E Buenos Aires... Que saudade! Tantas coisas para ver e rever! Preciso voltar lá!
    Não conheço Viña Del Mar, mas Santiago também não me ganhou... Talvez porque tenha estado lá em pleno Bicentenário do país e tudo estava fechado, não sei... Quando for para Torres Del Paine (Bucket List) quem sabe não passo uns diazinhos lá de novo para ver se a impressão muda! =)

    Adorei o seu post!

    ResponderExcluir
  16. Olá, estamos divulgando seu blog no nosso site. Confira! http://aventure-se.com/viajantes-recomendados/ Caso não queria, retiramos. Seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Celinha! Gostaríamos de ter seu e-mail para um futuro contato. Pode nos enviar neste e-mail contato@aventure-se.com ? Obrigada, Raquel Gonzaga.

    ResponderExcluir
  18. Quero voltar pra Old Providence, amiga!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Celina, é a Vi, não somos de viajar, mas eu gostaria de conhecer o deserto do Atacama, ver aquele céu a noite, mas não podemos fazer viagens demoradas, temos 6 animais de estimação e ficam doentes se sairmos..
    Agradeço por você responder a pesquisa no Tacho.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  20. Prezados Senhores(as),

    Falo de Santa Catarina, Brasil. E gostaria de entrar em contato com este blog oportunamente.
    Solicito; por gentileza, que me enviem um email específico para contato.

    Desde já, muito obrigado. Fernando Tavares.

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. Prezados Senhores(as),

    Falo de Santa Catarina, Brasil. E gostaria de entrar em contato com este blog oportunamente.
    Solicito; por gentileza, que me enviem um email específico para contato.

    Desde já, muito obrigado. Fernando Tavares.

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir