quinta-feira, 5 de maio de 2011

Paris, segundo dia






Após um bom descanso, e um bom café da manha ( com coisas diferentes do que estamos acostumados no Brasil), começamos nosso roteiro. Partimos em direção a Versailles, de metro e trem. Chegamos lá em 40 minutos. O metro e o tem aqui são muito bons e eficientes, em cada plataforma tem a indicação da direção e em quanto tempo o próximo trem vira, o que e ótimo.
Já tínhamos comprado o Paris Museum Pass no dia anterior, numa link há do Carrossel do Louvre, sem filas e sem stress. Se tivéssemos deixado para comprar ali, teríamos encarado uma fila de cerca de 90 minutos, antes de pegar a fila para entrar, que estava em cerca de uma hora. Há um detector de metal e uma única entrada atualmente, por isso a fila tão grande.
O Palácio e muito, muito lindo! Com muita riqueza de detalhes, a cada cômodo que se percorre se descortina um período importante da história da Franca e da Europa. E você se sente dentro da história, viajando em cada nova parte que surge. Pode-se ver da janela dos cômodos o jardim que cerca o Palácio, a perder de vista. Quando saímos do Palácio, caímos diretamente nos Jardins. Aqui, um detalhe: o Paris Museum Pass nao inclui o que e chamado "jardins musicais", e paga-se 7 euros para entrar ali.
Mas o espaço ainda inclui nao só o palácio e o jardim ( segundo consta, o rei Luis XIV disse para Maria Antonieta :"você nao gosta de flores? Aqui esta um buque para você!" E o buquet era o jardim todinho!), mas também o Chateaux de Trianon e o Domaine da Maria Antonieta (a entrada e incluída no PMP). Para chegar ate lá, se você esta muito cansado, há a opção de pegar o trem, que deixa na porta dos dois. Paga- se apenas um bilhete, e voce pode subir e descer em cada parada,
Fim de tarde, hora de voltar para Paris. Aqui mais um detalhe: o bilhete do metro nao serve para o embarque de volta. E melhor comprar esse bilhete assim que se chega de manha na estação, porque na volta as filas ficam muito grandes.
Seguimos em direção a St Germain des Pres. Aqui, fizemos uma mistura do roteiro que tínhamos com o da Maria Lina (do Conexão Paris). Fomos ao Bon Marche, e a Grand Epicerie de Paris. Que lugar! Pena que nao podemos tirar fotos! Quanta coisa gostosa e diferente! E as coisas nao são caras, o que e melhor ainda.
Depois de quase "pirarmos" lá, seguimos para a próxima etapa, que era escolher onde sentaríamos para curtir aquele final de tarde. Escolhemos o café Lês Deux Magots, sentamos na varanda, e escolhemos um Croque Monsieur. Que delicia sentar e ver o movimento! E saber que por ali passaram Simone de Beauvoir, Jean Paul Sartre...realmente e um lugar especial. Passamos pela Igreja de St Germain des Pres, que e a Igreja mais antiga de Paris, mas estava fechada, e seguimos pelas ruas do bairro. Fomos ainda comer um delicioso crepe na Rue des Canettes, antes de seguir para o Hotel.
Esqueci de contar que no Café fomos atendidos por um garcom que estava no seu primeiro dia de trabalho...corria para lá e para ca para dar conta do recado, e ele se saiu super bem! Desejamos sorte e sucesso para ele. E desejamos o mesmo para todos!
Bisous,
Celinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário