quinta-feira, 1 de julho de 2010

Money


Levante a mão quem nunca estourou o cartão de crédito, nunca entrou no cheque especial, pediu um empréstimo ou pegou plantões a mais para pagar as contas. Eu já fiz tudo isso. No aspecto da educação financeira já tirei muita nota zero. Minha família passou por muitas dificuldades financeiras, o que incluiu dois despejos (de casa e do salão que alugávamos para a gráfica) em menos de 20 dias. Ficamos um ano dependendo da ajuda de amigos sensacionais (mais anjos, como citei num dos posts anteriores). E quando me formei, e passei a ter um salário de verdade, achei que a conta bancária e os seus limites seriam uma nova fonte de renda, sem me lembrar o quanto os juros comeriam meus ganhos reais e aumentariam minhas dívidas.

E quando me dei conta, a bola de neve tinha ficado imensa e estava rolando: cheque especial usado até o limite, entrando no rotativo do cartão de crédito todo o mês, etc. E não me dava conta que o din-din suado estava sendo totalmente destinado apenas às dívidas. Eu não tinha nenhuma reserva, e se algo acontecesse, não teria para onde correr.

Nessa fase, meu sócio-amigo-dupla-de-plantão Maurício começou a me abrir os olhos: trazia revistas, indicou livros, discutia o assunto e me tirava as dúvidas. Isso começou a fazer com que eu entendesse melhor um pouco as coisas, e mudasse um pouco o rumo dessa história.
Veio também o companheiro de jornada, um poupador nato, que me ensinou a guardar todo mês, e com quem venho aprendendo muito em termos de educação financeira. Ele gosta bastante de ler, se atualiza, e "poda" um pouco os meus anseios consumistas.

E quem me ajudou muito também foram as "Meninas Iradas". Conheci o livro Meninas normais vão ao Shopping, Meninas iradas vão a bolsa, e adorei. Logo depois veio o "Aposentada ficava a sua avó", e a revista e o programa Elas e Lucros, pioneiros na educação financeira para mulheres.

Fui aprendendo mais e mais. Conheci a Andrea numa situação completamente inusitada: uma consulta de urgência da filha caçula dela no PS em que eu estava de plantão numa noite de terça.E depois conheci a Rosângela nos programas ao vivo, que são ótimos.

Devo muito tudo o que conquistei a eles, e claro, aos meus pais, que de uma forma ou de outra sempre me deram o estímulo para não desistir nunca dos meus objetivos. Hoje em dia sou mais controlada, tenho uma reserva legal, me programo para comprar o que preciso, e tenho objetivos maiores ainda. E graças ao Papai do Céu, tudo está indo melhor.

Espero que essa oportunidade de melhorar surja para todos!

Beijo,

Célia

Ah! O programa Elas e Lucros vai ao ar todos os dias na Rádio Brasil 2000 fm (107,3), das 08 às 09 da manhã. Elas tem o site: elaselucros.blog.uol.com.br, a Andrea tem o blog familiamosaico.zip.net , e a Revista é mensal, e tem nas melhores bancas e livrarias de Sampa.

3 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho! Vc tb é muito especial para nós. Um beijo e adorei seu blog e o nome dele! criativo...

    ResponderExcluir
  2. Você não viu, mas eu lenvantei a mão no início da postagem.. :)

    ResponderExcluir
  3. Andre, admiro voce, fiz tanta bobagem ja, mas serviu para aprender...

    ResponderExcluir